1. Programação é composto por um conjunto de tarefas com vista à criação de um programa para ser executado por um computador. Estas tarefas consistem num processo de escrita, teste e manutenção de um programa. O computador utiliza a base binária (0 e 1) pelo que é muito complicado para uma pessoa escrever um programa em código binário, principalmente nos programas atuais muito complexos. Como tal, de forma a ajudar as pessoas (programadores) a escreverem os seus programas, surgiram as linguagens de programação. Uma linguagem de programação é um conjunto de regras sintáticas e semânticas que permite que os programadores escrevam os seus códigos de uma forma mais próxima da nossa linguagem natural. O código é depois compilado para ser executado por uma máquina ou interpretado dependendo do tipo de linguagem de programação utilizada. Existem um vasto conjunto de linguagens de programação que podem ser classificadas de várias forma, pelo seu tipo, alto e baixo nível entre outras.
2. As linguagens podem ser classificadas como linguagens de alto ou baixo nível. As linguagens de alto nível são linguagens mais próximas da linguagem natural das pessoas e por isso permitem que os programadores implementem programas complexos de forma mais rápida. São exemplo destas linguagens, JAVA, C#, PYTHON. Por outro lado, as linguagens de baixo nível são mais próximas da linguagem da máquina geralmente utilizadas quando se pretende que o programa seja executado de uma forma muito rápida, otimizando as capacidades do computador. A linguagem de baixo nível mais utilizada é o ASSEMBLY.
3. Um algoritmo é um processo ou uma forma de resolver um problema. Consiste num conjunto de procedimentos que permitem solucionar um determinado problema. Um programa é a implementação de um algoritmo ou de um conjunto de algoritmos através de uma linguagem de programação.
4. Ada Lovelace foi uma matemática Inglesa, do século XIX, que criou um algoritmo para ser intrepertado por uma máquina. Ficou conhecida essencialmente pois foi a primeira pessoa que criou um algoritmo para ser executado por uma máquina analítica (a máquina analítica de Charles Babbage)
5. O desenvolvimento do mundo atual está fortemente sustentado pela tecnologia que está cada vez mais presente em todos os setores de atividade. Por esta razão, a maioria dos empregos exigem que as pessoas saibam trabalhar com a tecnologia, nomeadamente, que saibam criar algoritmos e programas para serem executados por máquinas. As pessoas com este tipo de conhecimentos de programação terão a capacidade de criar inovação traduzindo-se, por exemplo, num enorme contributo para o desenvolvimento e para o aumento da competitividade da empresa na qual trabalham. Na atualidade existem áreas que estão a mudar completamente a forma como o mundo funciona e mesmo a maioria das profissões. As duas áreas tecnológicas que mais se destacam neste âmbito são a robótica e a inteligência artificial (IA). As fábricas nos mais variados setores estão a ficar cada vez mais autónomas sendo a maioria das tarefas executadas por robôs, "libertando" as pessoas para outras tarefas por outro lado criam-se novos postos de trabalho qualificados para o desenvolvimento e programação de robôs. A IA permite a implementação de algoritmos que tornam os robôs cada vez mais inteligentes. A inteligência artificial é notável em todos os setores, destacando-se atualmente a condução autónoma. Da mesma forma são necessárias cada vez mais pessoas com capacidades na área de programação para implementação de programas na área da IA.
Webgrafia:
S.O.S blogue, https://www.sos.com.br/noticias/tecnologia/o-que-e-linguagem-de-programacao-de-alto-nivel-e-de-baixo-nivel
Conhecimento Cientifico, https://conhecimentocientifico.r7.com/ada-lovelace/
Idocode blogue, https://idocode.com.br/blog/programacao/o-que-e-programacao/
Sem comentários:
Enviar um comentário